| NIPON SPA JAPONÊS - AGORA COM NOVAS VALÊNCIAS | CARTÃO BP PLUS AGORA COM MELHORES CONDIÇÕES NA AQUISIÇÃO DE COMBUSTIVEIS | FREENOW | LOCARENT UMA NOVA FORMA DE TER VIATURA |
Actividades Desportivas
Cultura e Lazer
Actividades Sociais e de Comunidade


LINKS DE PARCEIROS









02/10/2014
Viagens - Recordações de "Na Rota das Vindimas"

Actividades Sociais e de Comunidade

Recordações de "Na Rota das Vindimas" Viagens
Excursão Douro “Na Rota das vindimas” Setembro 2014

1º Dia
Partimos da Pontinha, rumo a Vila Franca de Xira, onde tomámos no Hotel Lezíria, um óptimo pequeno-almoço (buffet). Já aconchegados continuámos a viagem para Amarante, mas para a mesma não cansar, fizemos paragens técnicas nas zonas de serviço de Pombal e Penafiel. Chegados a Amarante fomos para o restaurante Amaranto onde nos foi servida uma agradável refeição. Depois do almoço deslocámos-nos ao centro da cidade para uma breve visita, ao seu centro histórico, onde atravessámos a célebre ponte sobre o Rio Tâmega (porque no tempo das invasões francesas retardou o avanço dessas tropas para cidade do Porto dando tempo para preparem a sua defesa) e com o apoio da guia local Dra. Teresa, fizemos uma breve visita guiada que nos deu uma panorâmica geral e histórica da cidade, visitando a Igreja do Convento de S. Gonçalo, que tem uma sacristia c/ pinturas originais. O Santo chamado Gonçalo da corda, pertencente à Ordem Dominicana, é conhecido por uma lenda na qual todas as viúvas e solteironas, que puxassem a dita corda três vezes casariam (embora não haja maldade, tirem daí as ilacções)...
Depois desta visita continuámos viagem pela antiga estrada para Vila Real, onde se apreciou de uma paisagem fabulosa, com passagens por Vilas e Aldeias do Douro Vinhateiro como Gondar, Mesão Frio, Peso da Régua, Cumeira e por fim Vila Real rumo ao Hotel Mira Corgo. Após a distribuição dos quartos, tivémos óptimo jantar.
Quem tinha ainda disposição foi até ao centro da cidade para um passeio digestivo.
2º Dia
Depois do Peq. Almoços saímos em direcção à zona de Favaios, para iniciarmos o programa “Das Vindimas”, que resumidamente começou com uma visita a uma das célebres padarias (Favaios também tem a rota das padarias), recebidos ao som de concertinas e bombos que nos acompanharam durante todo o dia, onde nos mostraram a preparação das várias qualidades de pão e a sua cozedura em forno de lenha, no final houve uma prova de doces com o pão saído do forno. É justo agradecer as explicações dadas pela responsável da padaria Sra. D. Rosália, este pão encontra-se ainda em condições de comer 8 dias depois de cozido em temperatura ambiente.
Após esta visita dirigimo-nos até à Quinta da Avessada, onde andámos a vindimar. Depois de vindimar fomos comer um bom almoço e no final para ajudar a digestão fomos pisar uvas, onde também se assistiu a um filme sobre o Douro e o vinho, em especial a casta que produz o vinho Favaios, com visita também ao museu da quinta.,com uma prova de vinhos. Queremos também agradecer a todos os funcionários e responsáveis desta quinta em especial ao Dr. Luís, que foi nosso guia local, que de maneira muito profissional e simpática nos explicou a história desta região e o seu célebre vinho. Regressados ao hotel para jantar e dormir talvez o sonho dos deuses (pudera com a vindima não foi necessário comprimidos para dormir).
3ª Dia
Após o Peq. Almoço dirigimo-nos para a Régua, onde disfrutámos de uma paisagem única, visto estarmos a visitar Património Mundial, passámos pela Foz do Rio Pinhão, onde visitámos a estação de Caminhos-de-ferro desta vila (Séc. XIX) com os famosos azulejos, que retratam a vida Duriense. Parámos também junto à barragem, c/eclusas de 27 mts. de desnível. Chegados ao Peso da Régua, fomos ver o museu do Douro, onde nos foi mostrada toda actividade relacionada com a vinha, assim como no essencial toda a história ao longo dos séculos a vida dos seus habitantes. À hora do almoço fomos para o restaurante Varandas da Régua no cimo de uma encosta, onde se avista uma das belas paisagens durienses. Este almoço foi abrilhantado por um conhecido acordeonista Sr. Arnaldo Nogueira, ao qual agradecemos por nos ter proporcionado um bom convívio. O regresso foi feito com algumas paragens técnicas. Na estrada nacional, junto ao concelho de Porto de Mós, jántamos no restaurante O Abade (Buffet). No final a agência Cotovia ofereceu-nos um bolo de despedida.
Para terminar é de elementar justiça agradecermos ao CCDTML na pessoa do Sr. Alípio e à Agência Cotovia, na pessoa da Sra. D. Natércia a organização, a competência e profissionalismo demonstrados, assim como a todos guias locais.
Até breve
Carlos Cabral











Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
Todos os Direitos Reservados

Politica de Privacidade | Politica de Cookies

Criado e Mantido por Megasites

Jerseys alexatopwebsiteszap.blogspot.com alexatoprankedwebsites.blogspot.com myalexatopwebsites.blogspot.com alexatopwebsitesonline.blogspot.com alexatopwebsitesweb.blogspot.com alexatopwebsitescenterr.blogspot.com bestalexatopwebsites.blogspot.com realalexatopwebsites.blogspot.com alexatopwebsitesline.blogspot.com onealexatopwebsites.blogspot.com https://www.authenticjerseystore.com buynfljerseys https://www.cheapsteelersjerseys.top https://www.cheapjerseyssale.cc https://www.cheapauthenticnikenfljerseys.com https://www.chiefsjerseycheap.top https://www.customnikenfljerseys.com mostjersey https://www.footballjerseys.cfd https://www.kennyjersey.com https://www.knockoffjerseys.cyou https://www.mlbjerseysfromchina.top https://www.mensnfljerseys.top https://www.nfljerseyschina.net https://www.nfljerseysforkids.top https://www.nflnikejerseys.top https://www.nflfootballjerseys.top https://www.shopnfljerseysonline.com shopforauthenticjerseys.de sportsjerseyschina.top superbowljerseys.top footballjerseywholesale.top cheap fans jerseys lynfordgeben.wordpress.com