22/07/2011 Viagens - Recordações do Passeio ao Aqueduto das Águas Livres
Actividades Sociais e de Comunidade
Recordações do Passeio ao Aqueduto das Águas Livres
Viagens
Uma construção imponente, uma complexa obra de engenharia, foram alguns dos ingredientes necessários para que 40 colegas e seus familiares, aceitassem o nosso convite para visitar um dos mais extensos sistemas de abastecimento de água do mundo, que o nosso Rei D. João V mandou construir, para minorar a falta de água na cidade de Lisboa.
Por motivos “gastronómicos”, iniciámos a visita por onde a deveríamos terminar, na Mãe d’Água das Amoreiras. O Aqueduto “desagua” numa soberba obra de construção requintada. Espaço de grande beleza, funcionava como Salão Nobre onde se realizavam cerimónias reais, recorde-se que foi naquele espectacular cenário que se celebrou o casamento do Rei D. Luis.
Após as explicações narradas por uma experiente Guia, iniciámos estão a visita denominada “A Rainha Refresca-se”, nas arcadas sobre o Vale de Alcântara, onde uma representação teatral aguardava o grupo para acrescentar um “toque” de humor à visita que se iniciava.
A panorâmica que se avista do cimo daquelas arcadas é magnífica.
O Passeio terminou na nascente-mãe , situada na zona de Belas, onde nos esperava “Sua Alteza a Rainha”.
Depois de “tanta água”, nada melhor do que um excelente “Branco de Bucelas” para nos ajudar na degustação do belo bacalhau assado com favas que nos esperava. Terminámos este agradável passeio saboreando um digestivo que o nosso colega Alípio, gentilmente nos ofereceu em sua casa.
Também agradecemos ao colega João Carrasco a cedências das fotografias que aqui podemos ver.
A todos o nosso obrigado e até breve.
Abel Pereira
Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa
Todos os Direitos Reservados
Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiecia na nossa pagina web. Se continuar a utilizar esta pagina pressupomos que esta feliz por a utilizar.