Participação do nosso atleta Paulo Fernandes, no Passeio de BTT “Wine Bike Tour” em Arruda dos Vinhos, com o relato da prova feito pelo próprio.
Obrigado pela honrosa participação.
“Participei no passado domingo, dia 20 de novembro de 2016, com as cores do CCDTML, no Passeio de BTT “Wine Bike Tour”, que se realizou na Arruda dos Vinhos.
A partida dos 30 cicloturistas aconteceu às 9:00, com um atraso de 30 minutos após a hora prevista (mas teve a bênção do padre local).
Nos primeiros kms verificámos que as fitas amarelas (BTT) se misturavam com outras de cor laranja (provas de Trail que se realizavam ao mesmo tempo).
No 1º abastecimento/prova de vinho, logo aos 4 km, tivemos a oportunidade de provar um vinho licoroso local, em pleno ambiente de vinha.
Após este local, o percurso começou a ficar impróprio para a utilização da bicicleta, com muita lama/barro (além da chuva). Muitos participantes afirmaram que iam regressar a Arruda dos Vinhos e desistir do passeio, pois não queriam desgastar a BTT e ter despesas em reparações. Outros desviaram-se do percurso sinalizado e atalharam diretamente para a estrada de alcatrão…
Eu segui no percurso que seria suposto realizar, por vezes com grandes dificuldades de progressão (tendo mesmo de levar a bicicleta à mão e sem estar em contacto com o solo, pois o barro não deixava as rodas rodarem e fazia com que a bicicleta parecesse pesar 30/40 kg).
Nunca mais vi qualquer participante, nem qualquer outro abastecimento que constava do programa (2º abastecimento/água, 3º abastecimento/sólido e líquido, 4º abastecimento/prova de vinho).
Houve falta de fitas de sinalização durante o percurso, levando a que tivesse que percorrer por vezes várias centenas de metros até encontrar nova fita (ou a concluir que poderia não ser esse o percurso).
Já na parte final do percurso, na subida para o monte do Forte do Cego, as fitas desapareceram totalmente e decidi finalizar o meu passeio regressando à Arruda dos Vinhos por estrada de alcatrão.
Assim, dos 31,9 km previstos realizar pela organização, realizei cerca de 27 km do percurso (23 km em solitário) em 5h18m.
No pavilhão Multiusos a organização disponibilizou-me uma mangueira para a lavagem da bicicleta e entregou-me o abastecimento final (2 sandes, vinho e água – a sopa já tinha terminado).
A organização (representante da Câmara Municipal) pediu-me desculpas, pois os ciclistas do grupo que colaborava com a Câmara asseguravam que à passagem pelos abastecimentos (depois de atalharem e não cumprirem o percurso), já não havia mais participantes para trás, daí os 3 últimos abastecimentos já não se encontrarem instalados à minha passagem.
Ficou a garantia da Organização, que os participantes seriam convidados a participar numa próxima data em que o tempo estivesse de feição, para descobrir a beleza da região nas melhores condições.”
Paulo Fernandes
|